Dra. Kátia Tonel

A depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Neste texto, exploraremos em detalhes o que é a depressão, suas possíveis causas, sintomas comuns e opções de tratamento disponíveis. Discutiremos também a importância de buscar ajuda profissional e estratégias para lidar com a depressão de forma eficaz.

O que é Depressão:

A depressão é uma doença mental que afeta o humor, os pensamentos e o comportamento de uma pessoa. É caracterizada por uma sensação persistente de tristeza, desesperança e falta de interesse ou prazer em atividades do dia a dia. A depressão pode variar em gravidade, desde formas leves até episódios mais graves que interferem significativamente na vida diária.

mulher com depressão

Pode acometer todas as pessoas , desde crianças até idosos. Visto que, as mulheres têm uma probabilidade quase duas vezes maior de sofrer de depressão em comparação com os homens. Vários fatores podem contribuir para essa disparidade, incluindo diferenças hormonais, responsabilidades sociais e culturais, e experiências traumáticas.

Sintomas da Depressão:

Os sintomas da depressão podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  1. Tristeza persistente: Sentimento de tristeza, vazio ou desesperança que dura a maior parte do dia, quase todos os dias.
  2. Perda de interesse ou prazer: Diminuição do interesse ou prazer em atividades que antes eram consideradas agradáveis ( exemplo encontrar com amigos, leituras, ir a academia).
  3. Mudanças no apetite ou peso: Aumento ou diminuição significativa no apetite, resultando em ganho ou perda de peso não intencional.
  4. Alterações do sono: Insônia, dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, ou dormir excessivamente.
  5. Fadiga ou falta de energia: Sentimento de cansaço extremo ou falta de energia, mesmo após um sono adequado.
  6. Dificuldade de concentração: Dificuldade em se concentrar, tomar decisões ou lembrar informações e compromissos.
  7. Sentimentos de inutilidade ou culpa: Sentimentos de inutilidade, culpa excessiva ou autorreprovação.
  8. Isolamento ou retraimento social: Redução das conexões sociais, sensação de não pertencimento aos grupos e isolamento social.
  9. Irritabilidade
  10. Dores ou problemas físicos persistentes que não são causados por uma condição física ou não respondem ao tratamento, como dores de cabeça, problemas digestivos ou dor crônica
  11. Pensamentos suicidas: Pensamentos de morte, suicídio ou tentativas de suicídio.

Qual médico trata a depressão ?

O médico especialista para o tratamento de depressão é o médico psiquiatra. O médico psiquiatra é o profissional que possui o RQE ( Registro de Qualificação de Especialista) em Psiquiatria.

Dra Kátia Tonel, é psiquiatra com RQE 44759 e CRM 66191 . Fez 3 anos de estudos totalmente dedicados a saúde mental no Hospital Phillipe Pinel do Rio de Janeiro ( Residência Médica).

Já atuou no CAPS AD e no CAPS II ( atendimentos SUS), ambulatório de saúde mental e hospitais psiquiátricos, o que lhe confere extensa bagagem de conhecimento e experiência . Tem grande experiência em saúde mental, desde casos mais leves até casos mais graves e “crises” .

Dra Kátia Tonel é uma médica que está sempre atualizando , participando de congressos e eventos em saúde mental.

medica psiquiatra que trata depressão
Dra Kátia Tonel – Psiquiatra

Além da dedicação aos estudos, o profissional psiquiatra, necessita realizar consultas acolhedoras e humanizadas, a fim de estabelecer um bom vínculo entre o médico e o paciente para obter o sucesso do tratamento.

Dra Kátia Tonel é destaque em atendimentos humanizados. Respeitando a individualidade de cada ser humano.

Olhe alguns comentários da pagina do Google Meu Negócio :

Causas da Depressão:

A depressão pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da depressão incluem:

  1. História Familiar: Pessoas com histórico familiar de depressão têm maior probabilidade de desenvolver a condição.
  2. Desiquilíbrios Químicos no Cérebro: Alterações nos neurotransmissores do cérebro, como a serotonina, dopamina e noradrenalina, podem desempenhar um papel no desenvolvimento da depressão.
  3. Eventos Traumáticos: Experiências traumáticas, como abuso sexual ou psicológico, perda de um ente querido, divórcio, violência doméstica ou problemas financeiros, podem desencadear episódios depressivos.
  4. Fatores Biológicos: Certas condições médicas, como exemplo obesidade, diabetes, hipertensão, cancêr; desequilíbrios hormonais ou deficiências nutricionais, podem aumentar o risco de depressão.

Tratamento da Depressão:

O tratamento da depressão geralmente envolve o uso de medicamentos, terapia e mudanças no estilo de vida. Algumas opções de tratamento incluem:

  1. Medicamentos Antidepressivos: Os antidepressivos são frequentemente prescritos para tratar a depressão, ajudando a equilibrar os neurotransmissores no cérebro. Existem diferentes tipos de antidepressivos disponíveis. O medicamento é escolhido pelo psiquiatra após analisar cuidadosamente todo o contexto de adoecimento. Pode levar algumas semanas até alcançar os efeitos positivos, podendo em alguns casos, ser necessário ajustar a dose ou trocar de medicamento para encontrar o mais eficaz.
  2. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma forma de terapia que ajuda os pacientes a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais associados à depressão.
  3. Exercício Regular: A prática regular de exercícios físicos pode ajudar a reduzir os sintomas de depressão, melhorar o humor e o sono , promovendo o bem-estar emocional. Além de ajudar na socialização.
  4. Alimentação Saudável: Uma dieta equilibrada e nutritiva pode ter um impacto positivo na saúde mental, fornecendo os nutrientes necessários para manter o funcionamento adequado do cérebro. Nota-se que o excesso de açúcar e baixa de vitaminas podem aumentar probabilidade de depressão.
  5. Suporte Social: Manter conexões sociais e buscar apoio de amigos, familiares ou grupos de apoio pode ajudar a reduzir o isolamento e melhorar o estado de ânimo.

É de suma importância buscar ajuda profissional se você estiver enfrentando sintomas de depressão. A depressão é uma condição tratável, e quanto mais cedo você procurar ajuda, melhores serão suas chances de recuperação. Lembre-se de que você não está sozinho e que há suporte e recursos disponíveis para ajudá-lo a superar a depressão e retomar o controle de sua vida.

Leia Também:

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

6 sinais para procurar um Psiquiatra

Fonte:

https://www.mhanational.org/conditions/depression

https://www.nimh.nih.gov/health/topics/depression

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *